4.10.12

Como Tu - fotografias











Fotografias de Sara Moutinho



“Como Tu” apresentado no Teatro do Campo Alegre
Educação Sexual e afetos chegam agora a livro

Primeiro foi a resposta a um desafio que subiu ao palco em novembro do ano passado, numa peça de teatro para crianças. Depois fez-se um livro. O livro foi agora apresentado no Teatro do Campo Alegre (TCA) onde a mesma peça voltará a estar em cena em Abril.
O desafio foi lançado pelo Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento através da Câmara Municipal do Porto, à escritora Ana Luísa Amaral e ao encenador Pedro Almendra e resultou num espetáculo – “Amor aos Pedaços”- que, envolto em brincadeira, abordou conceitos relacionados com a educação sexual, o crescimento, as diferenças e os afetos dos mais jovens.
Depois, com o texto original de Ana Luísa Amaral, onde, de forma livre e poética, se fala dos conceitos do corpo e família, da questão das diferenças e da noção dos limites, surgiu um livro “Como Tu” que é texto mas também é música (de António Pinho Vargas), palavra dita e ilustração.
Conduzida por Rui Nunes, administrador da Fundação Ciência e Desenvolvimento, a sessão de apresentação do livro “Como Tu” aconteceu no dia 1 de Outubro, no Café-Teatro do TCA, com a presença da escritora, da ilustradora (Elsa Navarro) e de responsáveis da editora Quidnovi.
Ana Margarida Ramos, Docente e Investigadora do Departamento de Línguas e Culturas da universidade de Aveiro, apresentou a obra. Com Álvaro Teixeira Lopes, ao piano, e os atores Rute Pimenta e Pedro Lamares (acompanhados por Ana Luísa Amaral) deram voz aos textos.
Rui Nunes fez questão de salientar que este projeto bem- sucedido realça a união entre cultura e educação para os valores que tem sido mote das ações da Fundação.

Nenhum comentário: