2.10.12

Cinema para Escolas - Invasões Francesas

Para ler por favor clicar na imagem. Obrigada.

LINHAS DE WELLINGTON
Cinema
Sessões especiais para escolas
3º Ciclo e Secundário
De 15 a 19 de Outubro – às 10h30 e às 15h00
Teatro do Campo Alegre.

O filme “Linhas de Wellington” acompanha uma plêiade de personagens de todas as condições sociais – soldados e civis, homens, mulheres e crianças, jovens e velhos – arrancados à rotina quotidiana pela guerra e lançados por diferentes caminhos, em direção às Linhas de Torres, onde o combate final deve decidir o destino de cada um. Entre os atores contam-se Nuno Lopes, Carlotto Cota, Albano Jerónimo, Soraia Chaves, Maria João Bastos,  Afonso Pimentel,  John Malkovich, Catherine Deneuve e Michel Piccoli, para além de cinco mil figurantes.

Selecionado para a Competição Oficial da edição deste ano do Festival de Veneza, competindo pelo Leão de Ouro e sendo o único filme português na seção competitiva.

Uma obra que retrata um período particular das Invasões Francesas em Portugal. O rigor da obra valeu-lhe a recomendação do filme por parte do Ministério da Educação que o utilizará no programa dos ensinos básico e secundário.

Realizado por Valeria Sarmiento
Produzido por Paulo Branco
Argumento de Carlos Saboga
Direção de fotografia: André Szankowski
Música: Jorge Arriaga
Produzido por Alfama Films
Com a participação de Clap Filmes, RTP, ICA/MC, Câmara Municipal de Torres Vedras e France 3 Cinéma, Arte France, Canal +, France Télévisions, CNC.

Iniciativa da Medeia Filmes e da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto, acolhida no âmbito da programação do Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre.

Nenhum comentário: