Dança e Matemática
O Serviço Educativo do
Teatro do Campo Alegre/Câmara Municipal do Porto volta a apostar nos “caminhos”
criativos da Matemática, desta feita com uma ação de formação destinada a
professores do ensino básico e secundário, estudantes do ensino superior e
outros interessados e um espetáculo de dança/solo intitulado “O Homem que só
pensava em números”, destinado a escolas e famílias, com crianças maiores de 6
anos.
A ação de formação “Matemática
Criativa” aconteceu a 26 e 27 de outubro
e pretendeu desenvolver competências artístico-matemáticas que permitam um
trabalho com os grupos escolares, no desenvolvimento de atividades criativas na
sala de aula, e ainda uma melhor contextualização do espetáculo/solo “O Homem
que só pensava em números”.
Esta ação de formação foi
orientada pelo professor de matemática, bailarino e coreógrafo Pedro Carvalho,
também interprete e criador da peça de dança contemporânea “O Homem que só
pensava em números”, a ser levada a cena entre 21 e 23 de novembro (21
e 22 às 10H30 e às 15h00 e dia 23 às 16h00).
“O Homem que só pensava em números”
é uma performance de dança e matemática, construída como um estudo
artístico-científico, centrada na história de um homem que dedica toda a sua
existência aos números e as suas conexões. Aí, nesse mundo de fantasia, este
homem descobre sentidos para cada pensamento e movimentos para cada descoberta.
Com criação e interpretação de Pedro Carvalho, música de Paulo Mesquita e vídeo
de João Rei Lima, esta peça de dança é uma coprodução da Companhia Instável e da
Companhia ao Vento/Ventos e Tempestades – Associação Cultural. De referir ainda
que este espetáculo, em versão trio, estreou em 2011, também no âmbito do Serviço
Educativo do Teatro do Campo Alegre.
Matemática Criativa e O
Homem que só Pensava em Números (Solo) constituem uma dupla de sugestões do
Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre sujeitas ao mesmo tema… Matemática,
naturalmente! Embora dirigidas a públicos diferentes, podem ser consideradas complementares,
no sentido de que a primeira disponibiliza os instrumentos teóricos e práticos
e a segunda mostra o que é possível fazer com os conhecimentos adquiridos
previamente na ação de formação.
Pedro Carvalho
é licenciado em Ensino de Matemática pela Universidade de Évora e Pós-Graduado
em Jogos e Complementos de Matemática, pela Universidade Lusíada. É professor
de Matemática do 3º Ciclo do Ensino Básico. Colaborou com a Fundação Narciso
Ferreira, (Riba D´Ave), o Núcleo de Experimentação Coreográfica (NEC),
Porto2001, Teatro Aveirense, Centro Cultural Vila Flor (Guimarães), entre
outros, no desenvolvimento de projetos e formações de Matemática Criativa. Foi
ainda selecionado para o Prémio Fundação Ilídio Pinho "Ciência na Escola".
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