7.2.08

Estreia de «Estação.Primavera»

(fotografia de ensaio)

Plataforma de encontro entre o espectáculo teatral e a educação ambiental


O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre apresenta, em estreia absoluta, o espectáculo para maiores de 4 anos «Estação. Primavera», um projecto que estabelece uma plataforma de encontro entre o espectáculo teatral e a educação ambiental.

Este espectáculo estará em cena de 12 a 15 de Fevereiro, às 15h00, em sessões especialmente dedicadas às escolas, e dias 16 e 17 de Fevereiro, às 16h00, para o público em geral (Informações e reservas através da bilheteira do TCA – 22 6063000).

De acordo com a produção de «Estação. Primavera», neste projecto destaca-se a componente visual que, através de uma narrativa simples e poética, liberta o sentimento universal do imaginário infantil e de todo o ser humano.

Ao público, grandes e pequenos, é proposto, de forma interactiva, um "puzzle" de elementos imagéticos e sonoros, que proporcionem a reinvenção do próprio espectáculo por cada criança. Um jogo entre o real e a fantasia na importância da imagem, da luz, da música e de sons vários, que visa a estimulação dos sentidos.

«Estação.Primavera» propõe um espaço de magia e de entrega ao abstracto dando real importância ao indivíduo, como cidadão activo e participante do meio e promovendo uma atitude crítica e actuante relacionada com a conservação e melhoria do meio ambiente, tema dominante do projecto. Este é um projecto que visa contribuir para a renovação do nosso modo de sentir o espaço e o tempo da nossa realidade social e humana e para o respeito pela natureza.

O cenário é povoado por elementos do quotidiano e do imaginário das crianças. Objectos de consumo diário que rapidamente se transformam em lixo. A construção do cenário, adereços e figurinos foi desenvolvida de forma a sensibilizar o espectador para o uso racional dos recursos naturais. Assim foi efectuada uma reutilização de materiais, tanto na inclusão de elementos que fizeram parte de outros espectáculos do grupo, como através de vários elementos que se encontravam amargurados nas garagens e nas casas dos intervenientes, assim como materiais cedidos pela empresa LIPOR. Toda uma série de elementos que se reinventaram para proporcionar momentos mágicos.

Sinopse

Nesta história, quando a Primavera e o Inverno se encontram para celebrar a vida, brincam como crianças imitando o universo dos homens crescidos, numa viagem aos ciclos de vida e à evolução do homem. Eis que um dia entra em cena o Grande Nabo e com ele chega o medo, o lixo e o ruído. O Inverno, cego de revolta, quer mudar o mundo. Conseguirá a Primavera convencer o Inverno a partir no seu barquinho de papel em busca de um futuro melhor, no país do futuro onde tudo se recicla?


Texto - Sara Barbosa
Apoio de dramaturgia -Luísa Mariante
Apoio científico - Pedro Barbosa
Encenação - Sara Barbosa
Assistente de encenação – Kátia Santos
Cenografia e figurinos – Paulo Cardoso Cardoso
Desenho de luz - Nuno Meira
Desenho de Som e Música original – TatsuMaki
Assistente de cenografia e figurinos – Licia Cunha
Construção do "Nabo" – Patricia Mota
Fotografia/Design gráfico - Rui Ferreira
Interpretação – Paulo Capelo Cardoso, Sara Barbosa, Susana Lamarão e Tó Maia
Produção - Susana Lamarão
Operador de luz - Nuno Meira
Operadora de som – Kátia Santos
Produção: O Cão Danado e Companhia

Nenhum comentário: