13.7.09

Foi belo e abundante






A Amélia esteve no Serviço Educativo do TCA nos dias 4 e 5 de Julho. Aqui ficam algumas das imagens do espectáculo que todos ajudaram a construir. Momentos de abundante poesia.


Fotografias: Hugo Martins.




6.7.09

Escolhas do Expresso

No semanário EXPRESSO desta semana. Para ler clicar sobre a imagem.
Público. 4 de Julho de 2009.

Teatro para a infância

No Jornal de Notícias a 4 e a 5 de Julho. Para ler clicar sobre a imagem.

30.6.09

Espectáculo e oficina para pais e filhos

“O mundo é um sítio muito cheio – Criações sobre a abundância”

O Serviço Educativo do teatro do campo Alegre apresenta uma peça de teatro/ oficina destinada a crianças a partir dos 6 anos e a toda a família.

Nos dias 4 e 5 de Julho, às 16h00, no TCA, será apresentado o espectáculo “O mundo é um sítio muito cheio – Criações sobre a abundância”.

Este é o projecto Histórias de Amélia, que parte de conceitos como a abundância, o excesso, a plasticidade do corpo, do som e do espaço.

A história será o guião para um espectáculo onde as artes participam de forma integrada e onde o público é o criador e intérprete.

A temática tem como centro a ideia de Corpo-Casa: o olhar é atraído para um corpo que conta a história. Nele, os elementos cénicos convergem, num condensado de referentes, sinais, imagens. Numa dimensão de fuga, o ambiente sonoro conduz, cruza e confronta a narrativa.

Concepção e direcção do projecto: Alberta Lemos e Inês de Carvalho

Produção: Alberta Lemos / Inês de Carvalho e Espaço do Tempo

Preço: 10 euros por pessoa (nota: 7,50 euros para os adultos que apenas pretendam assistir à segunda parte do espectáculo).

Informações e reservas: 226063000

20.6.09

HAMLET SOU EU

























Fotografias de Pat na sessão de dia 20 às 11h00.

18.6.09

Hamlet na imprensa de hoje




Por ordem: jornal OJE, revista Sábado e revista Visão.
Para ler clicar sobre as imagens.

15.6.09

Jornal Público


Público. 13 de Junho de 2009. Para ler clicar sobre a imagem.

Jornal de Notícias


Jornal de Notícias - 13 de Junho de 2009.
Para ler clicar sobre a imagem.

Jornal EXPRESSO



Jornal EXPRESSO - 13 de Junho de 2009. Para ler clicar sobre as imagens.
Notícia publicada nos jornais Notícias da Manhã e O Primeiro de Janeiro de 11 de Junho. Para ler clciar sobre a imagem.

8.6.09

Notícia hoje publicada nos jornais: Diário XXI, Notícias da Manhã e O Primeiro de Janeiro. Para ler clicar sobre a imagem.

5.6.09

Shakespeare para crianças


Hamlet, sou eu – “To dance or not to dance…It’s not a question…”

Shakespeare para crianças

O Serviço Educativo do TCA apresenta o teatro e oficina Hamlet, sou eu “To dance or not to dance… it’s not a question…”, destinado a crianças dos 6 aos 12 anos, em grupos de 30.

O espectáculo/oficina estará em cena no TCA nos dias 19 (10h30 e 15h00) e 20 de Junho (11h00 e 15h00) e é uma co-produção do Teatro Maria Matos e do Teatro Praga.

Dois actores contam a história da peça Hamlet aos mais novos guiando-os pela narrativa e propondo-lhes uma participação activa. A cada dia, um pequeno grupo cria o seu próprio espectáculo a partir da peça de Shakespeare.

Esta performance propõe um desafio de descoberta e representação de possíveis “cenários” teatrais para a peça Hamlet, sendo que os participantes são convidados a entrar no palco onde, em conjunto com os actores, irão eles próprios recontar a história, com acesso a música, luzes, figurinos e adereços.

Hamlet, sou eu – “To dance or not to dance…It’s not a question…”

Teatro do Campo Alegre – 19 e 20 de Junho de 2009

Concepção Geral: Cláudia Jardim, Diogo Bento e Pedro Penim

Interpretação: Cláudia Jardim e Diogo Bento

Preço: 10 euros

3.6.09

Teatro e oficina Hamlet


Inscrições disponíveis!
Para ler clicar sorbe a iamgem.

hamlet, sou eu

Veja a próxima iniciativa do Serviço Eductivo divulgada no roteiro de actividades em família Estrelas & Ouriços, clicando aqui.

18.5.09

Piquicos


















Fotografias do espectáculo de dança para bebés Piquicos (por Luís Miguel Sousa)

12.5.09



Notícias publicadas no Sábado, 9 de Maio, no semanário Expresso e no Jornal de Notícias.

5.5.09


Para lembrar ou conhecer o cinema de animação que Vasco Granja levou até nossas casas em mais de 1000 emissões de televisão:

http://www.youtube.com/watch?v=F3dg7HeE5l4



Vasco Granja:

Em 1974, deu início a um novo programa de televisão, denominado "Cinema de Animação", na RTP, que viria a durar 16 anos, com mais de mil programas transmitidos. Nesses programas, dava a conhecer a animação de todo o mundo, desde aquela que era realizada nos países do leste da Europa, até à proveniente da América do Norte. Pretendia, com o seu programa, divulgar, para além da própria animação, uma mensagem de paz, que considerava estar presente em muitos dos filmes da Europa de Leste que transmitia.
Ainda em
1974, foi membro do júri do Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême.
Em
1975, criou um curso de cinema de animação, a partir do qual viria a nascer a Associação Portuguesa de Cinema de Animação.
Em
1980, foi membro do júri da quarta edição do Animafest, o Festival Mundial de Animação de Zagreb, realizado na então Jugoslávia. Participara já como observador neste festival na edição de 1974, logo após o 25 de Abril.
Permaneceu na
RTP até 1990.





De seu nome completo Vasco de Oliveira Granja, nasceu a 10 de Julho de 1925, no bairro de Campo de Ourique, em Lisboa em Portugal, vindo a falecer em Cascais, na madrugada do dia 4 de Maio de 2009.

(fonte: wikipedia)


Sem o seu trabalho várias gerações de jovens não teriam tido acesso às cinematografias de animação do mundo. Obrigada.