31.1.13

Olá

A programadora do Serviço Educativo, Rute Pimenta, e um dos atores da peça "Dentes de Rato", Cristovão Carvalheiro, estiveram esta semana no estúdio da TSF, para darem a conhecer melhor o projeto baseado na história homónima de Agustina Bessa-Luís. Agora só faltam vocês!

29.1.13

Na revista Pais & Filhos

Na Pais & Filhos - 1 de fevereiro de 2013.

“Dentes de Rato” de Agustina Bessa-Luís
de regresso ao Teatro do Campo Alegre
Fotografia de Sara Moutinho


O Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento volta a apresentar a peça “Dentes de Rato”, baseada na obra homónima de Agustina Bessa-Luís.

A adaptação ao teatro de “Dentes de Rato”, interpretada por dois atores que se desdobram nas várias personagens da história, nasceu em 2012, como resultado do Projeto “Autor X”: um desafio lançado pelo Serviço Educativo a professores de língua portuguesa do 3º Ciclo do Ensino Básico, de forma a escolherem uma obra curricular de um autor português que gostassem de ver encenada.

Este espetáculo inaugura ainda uma parceria com Ó! Galeria que permitirá levar o trabalho de alguns ilustradores portugueses a muitas famílias.

Em “Dentes de Rato”, divulgado com uma ilustração de Daniel Moreira, criada exclusivamente para este propósito, os dois atores em palco contam-nos as aventuras de uma menina muito peculiar, que deixa marcas de mordidelas na fruta e morde a vida com muita curiosidade.

Para ver e ter vontade de ler, este projeto de teatro/leituras curriculares, apresentar-se-á às famílias com crianças maiores de seis anos nos dias 9 e 10 de Fevereiro e às escolas do 3º Ciclo do Ensino Básico nos dias 7 e 8 de Fevereiro.

Sobre “Dentes de Rato” de Agustina Bessa-Luís e a encenação que agora tem lugar pode dizer-se:

Lourença era diferente: fechava os olhos e vivia aventuras maravilhosas. Por isso não gostava de ninguém que se pusesse entre ela e sua imaginação. O que mais gostava de fazer era comer maçãs e de marcar os dentes na fruta da fruteira, o que lhe valeu a alcunha de Dentes de Rato. Aos 6 anos já sabia coisas que ninguém sabia: lia às escondidas os livros dos adultos.

DENTES DE RATO”
Teatro/Leituras Curriculares

Escolas, 3º Ciclo do Ensino Básico:
7 e 8 de fevereiro de 2013 às 10h30 e 15h00*
Público em geral (maiores de 6 anos):
9 e 10 de fevereiro de 2013, às 16h00
*sessões por marcação prévia

Direção artística e interpretação: Daniel Pinto e Cristóvão Carvalheiro
Dramaturgia: Suzanna Rodrigues
Cenografia: Corina da Saudade e Bruno Capucho
Desenho de luz: Diogo Barbedo
Sonoplastia: Sofia Simões
Coprodução: Associação Porta 27 e Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto
Duração aprox.: 50 minutos

Este espetáculo resulta de uma encomenda da Fundação Ciência e Desenvolvimento (Serviço Educativo) em 2012.

Ilustração: Daniel Moreira

 Os jornalistas interessados em assistir ao espetáculo poderão comparecer na sessão extra,  agendada para  6 de fevereiro,  às 15h00, bastando para tal que confirmem a presença através 937771802.

28.1.13

Dentes de Rato



O Primeiro de Janeiro, 28 de janeiro de 2013.

18.1.13

Cabaret Molotov - Imperdível






















"Cabaret Molotov " - Teatro de Marionetas do Porto/Serviço Educativo do Teatro do Campo Alegre, promovido pela Câmara Municipal do Porto, através da Fundação Ciência e Desenvolvimento. 
Em cena no TCA, de 16 a 20 de janeiro de 2013. Fotografias de Sara Moutinho. 

No jornal i




Jornal i de hoje - 18 de janeiro de 2013. Para ler, por favor clicar sobre as imagens. Obrigada.

Mais notícias





De cima para baixo: As Artes entre as Letras ( 16 de janeiro ) ; semanário Grande Porto ( 18 de janeiro); jornal Metro ( 18 de janeiro). Para ler, por favor clicar sobre as imagens. Obrigada.

17.1.13

16.1.13

Imprensa hoje



Em cima: Jornal de Notíicias
Em baixo: Público
Ambas as notícias publicadas hoje, 16 de janeiro de 2013
Para ler por favor clicar sobre as imagens. 

14.1.13

Nos seus 25 anos o Teatro do Marionetas sobe ao palco do Teatro do Campo Alegre



No ano em que celebra 25 anos, o Teatro de Marionetas do Porto sobe ao palco do Teatro do Campo Alegre pela mão do Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento (promovido pela Câmara Municipal do Porto) para voltar a apresentar o espetáculo encenado por João Paulo Seara Cardoso, “Cabaret Molotov”.

Este espetáculo, destinado a maiores de 12 anos, estará em cena no Auditório do Teatro do Campo Alegre nos dias 16, 17, 18, 19 e 20 de Janeiro 2013, sempre às 21h30.

A comunicação social poderá assistir ao espetáculo numa sessão de ensaio aberto, agendada para 15 de janeiro, às 17h00, bastando para tal que confirmem a presença através do número 93777180.


O circo e as marionetas aproximam-se na poética do voo, as marionetas sem se sujeitarem às leis da gravidade, os artistas de circo desafiando-a. Uma vida aérea intermitente une a marioneta e o trapezista. Cabaret Molotov é um espetáculo que resulta de um trabalho de experimentação em que tentamos levar o nosso modo de fazer teatro ao encontro de uma certa poética associada ao circo. Também está presente nesta criação uma aproximação ao teatro musical com marionetas, que teve grande expressão na Europa nos meados do século passado. É pois um cabaret melancólico que se inspira nas nossas memórias, mas iluminado pela nossa visão contemporânea do teatro e do mundo.
Em Cabaret Molotov, deambulam coristas apaixonadas, trapezistas, clowns absurdos, músicos de sete instrumentos, homens-coelho, homens-bala, ursos ciclistas, caniches cantores, dançarinos e bailarinas que dançam ao som de valsas, tangos, polkas, tarantelas e velhas canções de Kurt Weil. Terá o Cabaret Molotov existido, ou tudo não passará de um lugar inventado por Vladimir, o Russo, para cenário do seu amor à trapezista Matrioska?


CABARET MOLOTOV
Encenação e cenografia - João Paulo Seara Cardoso
Marionetas - Erika Takeda
Figurinos - Pedro Ribeiro
Coordenação coreográfica - Isabel Barros
Música - Gotan Project, Eric Satie, Kurt Weil, Robert Miny, Yann Tiersen
Texto da Corista – Pablo Neruda


Desenho de luz - António Real e Rui Pedro Rodrigues
Interpretação - Edgard Fernandes, Rui Queiróz de Matos, Sara Henriques e Shirley Resende (instrumentista)
Produção - Teatro de Marionetas do Porto
Apoio - Orquestra Nacional do Porto



Espetáculo inserido no âmbito das comemorações dos 25 anos do Teatro de Marionetas do Porto e acolhido no âmbito da programação do Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto.  




10.1.13

Notícias


Acima: revista Sábado. Abaixo: revista Visão. 
Notícias publicadas a 10 de jan de 2013.