4.10.11

Dança e Matemática para escolas


 "30por1linha" - fotografia de Luís Tobias

 "O homem que só pensava em números" - fotografia de Luís Tobias

O Serviço Educativo da Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto, em coprodução com a Companhia Instável, propõe, para o mês de Outubro, duas estreias absolutas, espetáculos de Dança cujo tema é a Matemática.


Criados por Pedro Carvalho para três intérpretes/bailarinos, “30por1linha” e “O homem que só pensava em números” são espetáculos sobre o movimento e sobre as suas interligações com a Matemática nas mais diversas formas. A criação teve em conta os parâmetros curriculares de cada grau de ensino para o qual se destina, num trabalho de experimentação, na construção de um objeto artistico-científico.

“30por1linha”, destinado a alunos do 1º e 2º ciclos de ensino, é um espetáculo sobre um estudo de movimento para seis dimensões matemáticas – o ponto, a reta, o plano, o espaço, o tempo e a imaginação. Partindo da realidade espaço-temporal, torna-se necessário introduzir uma nova coordenada que permita ao homem criar as suas próprias ideias livres – a imaginação.

“O Homem que só pensava em números”, destinado a alunos do 3º ciclo e do ensino secundário, é um espectáculo idealizado como um estudo filosofico-matemático. A história de um homem que dedica toda a sua existência aos números, encontrando razões e conexões que o ligam de volta ao mundo real. 


Dança/Matemática
“30por1linha” - 12, 13 e 14 de Outubro - 10h30
“O homem que só pensava em números” - 12, 13 e 14 de Outubro - 15h00
Criação: Pedro Carvalho/Companhia Instável 2011 
Música: Paulo Mesquita.
Vídeo: João Rei Lima.
Intérpretes/bailarinos: Bruno Rodrigues, Sérgio Matias e Teresa Santos.

Coprodução: Fundação Ciência e Desenvolvimento/Câmara Municipal do Porto e Companhia Instável.


Ensaio de Imprensa: 10 de Outubro às 15h00.
P. F. Confirmar presença.

Nenhum comentário: